quinta-feira, 2 de abril de 2009

ACÁCIO ANTUNES

Passam hoje, como refiro em PRESENTE, 82 anos sobre o falecimento do poeta figueirense, Acácio Antunes.
.
A recordar a efeméride, um soneto deste ilustre emblema da cultura figueirense:
.
Prólogo (do livro "Da Primavera ao Outono", de 1914 (contava então o poeta, 61 anos):
.
Há tempo, ao ler-te uns versos, minha amada,
Em que de amor fazia mil projectos,
De repente, a sorrir, meio amuada,
Disseste-me com ares circunspectos:
.
- Estes poetas! Não reservam nada!
São uns incorrigíveis indiscretos,
Contando a toda a gente os seus afectos,
Quanto lhes preza e quanto lhes agrada!
.
Eu protestei, que do cristal, tão duro,
Mais através se vê, quanto é mais puro...
Tu, porém, não quiseste conformar-te!
.
Submisso, pois, às tuas exigências,
Aqui te deixo,meu amor, à parte,
Para ti só, as minhas Confidências.

Sem comentários:

 
contador online gratis