segunda-feira, 9 de novembro de 2009

José Régio

CRISTO
.
Quando eu nasci, Senhor, já tu lá estavas,
Crucificado, lívido, esquecido.
Não respondeste, pois, ao meu gemido,
Que há muito tempo já que não falavas...
.
Redemoinhavam, longe, as turbas bravas,
Alevantando ao ar fumo e alarido.
E a tua benta Cruz de Deus vencido,
Quis eu erguê-la em minhas mãos escravas!
.
A turba veio então, seguiu-me os rastros;
E riu-se, e eu nem sequer fui açoitado,
E dos braços da Cruz fizeram mastros...
.
Senhor! eis-me vencido e tolerado:
Resta-me abrir os braços a teu lado,
E apodrecer contigo à luz dos astros!
.
José Régio
.
José Régio, pseudónimo de José Maria dos Reis Pereira, nasceu em Vila do Conde a 17 de Setembro de 1901, aí falecendo em 22 de Dezembro de 1969.
Como escritor, José Régio, dedicou-se ao ensaio, à poesia, ao texto dramático e à prosa.
José Régio é considerado um dos grandes vultos da literatura portuguesa, e recebeu, em 1966, o Prémio Diário de Notícias e, em 1970, o Prémio Nacional da Poesia.
Um dos seus poemas mais conhecidos é o célebre "Cântico Negro": "(...) Não sei por onde vou,/Não sei para onde vou,/- Sei que não vou por aí!"
As suas casas em Vila do Conde e em Portalegre foram transformadas em casas-museu.

Sem comentários:

 
contador online gratis