segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Arroja Júnior

Moçâmedes, atualmente designada Namibe,
em Angola,
onde nasceu Joaquim Pedro Arroja Júnior
.
Nêguinho Graxadô
Quem qué graxá...
vai nêguinho graxadô
da cô da graxa qui tem
sempre a gritá:
Quem qué graxá... á... á?
Vai alma pênada
subir calçada
decê venida
corrê rua fora
como flô vencida
n'auga caída
do riacho a soluçá:
quem qué graxá... á... á?
"- Siô dõtô vem só graxá
os sapatinho
fica mesmo a briá".
Mas siô dòtô
não qué graxá
sapatinho dele
E o nego coitado
não fica desanimado
diz: hê... hê... hê...
não faz male
fica poutro dia
e lá vai alma pênada
subir calçada
corrê rua fora
e hê... hâ... hê...
mostrando os dentes brancos
e os oitos a briá
e sempre a gritá
quem qué graxá... á... á?!
Arroja Júnior (Joaquim Pedro Arroja Júnior), poeta angolano.
Com 7 anos foi para o ex-Congo Português e, depois do curso liceal, veio para o continente, onde cursou engenharia civil na Faculdade de Engenharia do Porto.
Publicou os livros Imo (1956), Flores Negras (1954) (de que faz parte o poema acima transcrito), Livro dos Finalistas de Engenharia (1959) e Koringa (1960).

1 comentário:

AAAA disse...

Meu caro senhor e amigo (permita-me que o trate assim), gostaria de entrar em contacto comsigo, pelo que lhe solicito o seu endereço de email, caso confie em mim.
Meu endereço: ajmarafuga@gmail.com
Agradeço.
António Marafuga
(70 anos, cumpri serviço militar em Angola, fiz um pouco de tudo na vida, recebo por acaso duas reformas pequenas, mas recuso-me a afirmar que estou reformado).

 
contador online gratis